loaderW
upF
spBusca
restrictImg
ma
Notícias
novidades  
06
NOV
bb
categoria:     tags: amanco, mexichem, tecnologia, tubos e conexões, amanco flextemp, flextemp, instalação hisdráulica,

 

Para manter a indústria da construção competitiva é necessário aumentar a produtividade nos canteiros de obras em, pelo menos, 4% ao ano. O alerta é do coordenador do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, Jorge Batlouni Neto. “Talvez tenhamos que acelerar ainda mais”, diz. O motivo, segundo ele, é que países à frente do Brasil já estão alcançando crescimentos nesse patamar.

“A produção do setor de construção civil dobrou, mas a produtividade, não”, comparou o coordenador, durante o seminário “Como Aumentar a Produtividade nos Canteiros de Obras”, realizado em outubro, pela Editora Pini, com o apoio Sinduscon-SP.

 

 

Tecnologia

 

Alinhada com as metas de produtividade do mercado da construção civil, a Amanco, marca comercial da Mexichem Brasil, lançou a linha Amanco Flextemp, para água quente e fria, com tubos maleáveis e engate rápido, tipo "click", que dispensa ferramentas.


O sistema foi usado pela primeira vez no Brasil pela Camargo Corrêa

 

Desenvolvimento Imobiliário no empreendimento Feel Jardim Sul, com duas torres e 198 apartamentos, na capital paulista. “A obra ainda não foi finalizada, porém, acreditamos que há um ganho de 50%, em média, da produtividade e, isso, com a redução de equipe”, calcula o engenheiro da empresa, Eurico Dimas Hibbeln.
Outra vantagem é a eficiência do sistema, que reduz o risco de falhas na execução e, consequentemente, a necessidade de retrabalho. “A inovação está no DNA da marca Amanco. O mercado nos reconhece dessa forma”, afirma Fabiana Castro, gerente de Inovação e Produtos da Mexichem Brasil.

Para saber mais sobre o Amanco Flextemp,acesse: http://www.amanco.com.br/produtos/predial/agua-quente/amanco-flextemp/

 

 

 

 

 

 



novidades  
28
OUT
bb
categoria:     tags: amanco, mexichem, construção civil, sobrepeso

 

Mais da metade dos trabalhadores que atuam da construção civil está acima do peso. A constatação veio através uma pesquisa feita pelo Seconci-SP (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo), entidade de responsabilidade social da construção paulista. 


O estudo, que envolveu 263 profissionais de um canteiro de obras localizado na cidade de Ribeirão Preto (SP), mostra que 37,6% deles estão com sobrepeso e 20,2% são obesos. Quanto maior a idade, maior a proporção de pessoas com sobrepeso.

Uma parcela de 23,9% dos trabalhadores entre 18 e 29 anos apresentam

 

sobrepeso. Este índice sobe para 47,1% entre as pessoas com idades entre 50 e 59 anos. Já para o grupo considerado obeso, a maior proporção, 30%, ficou entre os profissionais entre 30 e 39 anos.

Com base nesses resultados, a entidade vem alertando as construtoras para a necessidade de servir uma alimentação mais saudável aos seus colaboradores. “Quando contratarem empresas que forneçam refeições nas obras, é fundamental que as construtoras verifiquem se a contratada possui um cardápio elaborado por nutricionista, para garantir que as refeições servidas sejam balanceadas”, ressalta a nutricionista clínica do Seconci-SP, Paula Simões Garcia.

Alimentação sem colesterol

O colesterol desempenha funções importantes no organismo. Porém, quando atinge altos níveis no sangue, torna-se perigoso e contribui para o avanço de doenças cardiovasculares. Para ajudar a evitar o acúmulo de gordura nas pa

 

redes das artérias, Paula Simões dá algumas dicas de alimentação que ajudam a controlar o colesterol:

- Consuma diariamente frutas, verduras e legumes nas refeições.

- Inclua cereais integrais, grãos e sementes na alimentação.

- Dê preferência às carnes magras, frango sem pele, peixe e ovos cozidos.

- Evite frituras e controle a quantidade de óleo no preparo dos alimentos.

- Evite os embutidos (mortadela, salsicha e linguiça), leite de coco e óleo de dendê.

- Dê preferência ao leite e iogurtes desnatados, queijo branco, ricota ou cottage.

 


- Evite produtos industrializados como biscoito recheado, sorvete de massa e doces concentrados.

- Mantenha seu peso dentro dos limites da normalidade.

- Pratique atividade física regularmente.
 

 

Foto: divulgação
Paula Simões Garcia, nutricionista do Seconci, orienta um profissional sobre a alimentação correta
 

 

 

 



novidades  
28
OUT
bb
categoria:     tags: amanco, mexichem, dia do trabalhador, construção civil

 A partir de 2014, os profissionais da construção civil de São Paulo passam a ter um dia só deles: 25 de outubro. A criação da data comemorativa proposta pelo deputado estadual Antonio de Sousa Ramalho, que também preside o sindicato da categoria (Sintracon), foi aprovada pelo governador Geraldo Alckmin e já está em vigor por meio da Lei 15.557.

Neste mesmo dia, se comemora a beatificação, pelo Pappa João Paulo II, de Frei Galvão, considerado o primeiro santo do Brasil e padroeiro dos trabalhadores da construção civil. Ele foi arquiteto, mestre de obras e pedreiro, sendo que, durante 28 anos, conduziu as obras do Mosteiro da Luz, no bairro da Luz, em São Paulo. Ele foi canonizado em 2007 pelo Papa Bento XVI.


Valorização

“Queremos parabenizar todos os profissionais da construção. Agora, eles têm mais um motivo para ficar orgulhosos. Esperamos que esta data comemorativa contribua para que eles tenham mais visibilidade e reconhecimento”, comenta Patricia Barreros, gerente de Marketing e Comunicação da Mexichem Brasil, detentora das marcas Amanco, Plastubos e Bidim.


O professor de instalações hidráulicas do Senai, Edivaldo Ferreira da Silva, também aprovou a ideia. “Acho importantíssimo que, neste dia, sejam lembrados aqueles que, literalmente, constroem o País. Acredito que isso vai trazer a merecida valorização à categoria.”

Desafios

Aproveitando a comemoração deste 1º Dia do Dia do Trabalhador da Construção, o professor propõe uma reflexão sobre os maiores desafios desses profissionais, atualmente. “O principal é estar antenado com as inovações do mercado. É fato que, aqueles que não fazem cursos para se atualizar, ficam defasados. Como consequência disso, eles têm mais dificuldade para conseguir trabalho”, diz Edivaldo.

Para se destacar profissionalmente, o conselho é um só: qualificação. “Procurem os cursos das escolas técnicas profissionalizantes, como é o caso do Senai. Outras dicas: aproveitem os cursos gratuitos oferecidos pelos home centers e visitem as feiras e eventos do setor para conhecer as novidades. A Amanco, por exemplo, tem muitos produtos inovadores e é importante saber como eles são aplicados”, orienta o professor do Senai.

Ele lembra também que uma das áreas mais promissoras para trabalhar atualmente é justamente a de hidráulica. “Existe uma grande demanda para instalações de água quente e de aquecedores solares, porque esses últimos se tornaram obrigatórios para imóveis com quatro banheiros ou mais na capital paulista.”

Conscientização e prevenção

 


A lei que estabelece do Dia do Trabalhador da Construção Civil também visa conscientizar os profissionais sobre a importância de usar os equipamentos de segurança. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo, houve um aumento de 400% no número de acidentes nos canteiros entre 2012 e 2013. Os acidentes fatais saltaram de sete, em 2012, para 24, em 2013. 
 

 

 

 



novidades  
17
OUT
bb
categoria:     tags: amanco, mexichem, dia da inovação, inovação, tecnologia

No Dia Nacional da Inovação, 19 de outubro, a Amanco, marca comercial da Mexichem Brasil, mais uma vez reforça o compromisso de convidar os brasileiros a saírem da rotina e promoverem atitudes inovadoras. A data é uma homenagem a Santos Dumont que, neste mesmo dia, em 1901, realizou o primeiro voo dirigido da história, em torno da Torre Eiffel, em Paris.

A iniciativa não é novidade para a Amanco, que busca sempre observar as necessidades dos seus clientes e oferecer soluções inteligentes em seus produtos, por meio da mais alta tecnologia do mercado da construção civil.

Seja em segurança, conforto ou economia de água, a Amanco está sempre estimulando o brasileiros a repensarem seus hábitos e descobrirem, no dia-a-dia, como a inovação pode deixar tudo mais fácil e prático.

"A Amanco tem a inovação em seu DNA e em seu slogan. Desde o lançamento da marca, em 2006, até hoje, é reconhecida por esta característica, seja no lançamento de produtos e em outras ações de comunicação. E, agora, neste Dia da Inovação queremos relembrar com vocês alguns marcos desta inovação”, destaca Patricia Barreros, gerente de Marketing da Mexichem Brasil.

 

Sempre à frente

Uma das grandes novidades da marca para o mercado brasileiro da construção civil é a linha Amanco Flextemp para água quente e fria, que dispensa ferramentas ou colas na instalação. Produzido em polibutileno, o sistema possui tubos maleáveis e engate rápido, tipo "click".

Bem conhecido pelos instaladores hidráulicos, o Amanco PPR, também para água quente e fria, é um dos principais produtos da marca. Os tubos e conexões são unidos por um processo de termofusão, constituindo uma tubulação contínua, sem risco de vazamentos.

Já Amanco Silentium tem como principal diferencial a capacidade de reduzir os ruídos das tubulações de esgoto, proporcionando mais conforto acústico aos usuários das edificações. Isso graças aos tubos e conexões fabricados em PVC mineralizado, mais espessos do que a parede de tubos de esgoto série normal.

Outro produto inédito no mercado é o Amanco Biax, que ficou entre vencedores do Prêmio AESABESP (Associação dos Engenheiros da Sabesp) na categoria “Inovação Tecnológica”. Destinado ao mercado de infraestrutura e saneamento, seus tubos têm a mesma resistência dos de ferro fundido, porém são leves, já que são fabricados em PVC-O (biorientado).

 

Tecnologia

"Boa parte desses produtos é fruto da sinergia com a Wavin, líder europeia em tubos e conexões adquirida pelo Grupo Mexichem, agregando ainda mais tecnologia aos nossos produtos, já reconhecidos pela inovação e ecoeficiência", afirma Fabiana Castro, gerente de Produtos e Inovação da Mexichem Brasil.

Ela salienta que todos os produtos da marca Amanco estão de acordo com as normas técnicas e seguem rigorosos processos de fabricação, com o objetivo de oferecer sempre a melhor opção nos segmentos hidráulico e elétrico.

 

 

 

 

 

 



novidades  
15
OUT
bb
categoria:     tags: amanco, minuto a, noticia, construção, tubos e conexões

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulga o termômetro mensal, referente às expectativas para as vendas no mercado interno.

 

O estudo indica que 49% das empresas associadas à entidade têm expectativas regulares para o fechamento de suas vendas em setembro. Para 31%, as vendas serão boas em comparação ao mês anterior. Para 17%, no entanto, os números devem ser ruins e para 3%, muito ruins. Segundo a associação, as perspectivas para outubro são similares às de setembro.

“As expectativas de vendas da indústria em setembro e outubro indicam que não haverá reversão na queda de vendas do setor esperada para o ano”, afirmou Walter Cover, presidente da Abramat. No início do ano, o crescimento projetado para 2014 era de cerca de 4,5%. “Porém, todos os segmentos de mercado continuam em ritmo lento em função dos altos juros, falta de crédito e do pessimismo com a economia”, analisa Cover.
Segundo a Abramat, para o setor atingir sua meta de crescimento, seria necessária a manutenção dos estímulos do governo ao consumo das famílias, como crédito, emprego e renda, além do maior dinamismo do segmento imobiliário e a aceleração de obras de infraestrutura. Apesar do pessimismo, a maioria das indústrias de materiais de construção (57%) pretende investir nos próximos 12 meses, de acordo com a pesquisa.
Abramat faz dez anos

Criada para garantir a representatividade das indústrias de materiais de construção neste setor da economia, a Abramat acaba de completar dez anos de atuação. Entre as principais conquistas da entidade na última década estão as PAC’s, o programa Minha Casa, Minha Vida, o Construcard e as desonerações do IPI e da folha de pagamentos.

Segundo Walter Cover, a Abramat trabalha em conjunto com seus associados e parceiros para o desenvolvimento da construção civil no Brasil. Os estudos divulgados pela entidade geram estatísticas do setor que auxiliam ações, visando o crescimento social equilibrado e sustentável do país.

 

 

 

 

 

 



novidades  
15
OUT
bb
categoria:     tags: amanco, irrigação, minuto a, soja, agricultura,

Irrigar a soja tem se mostrado mais lucrativo ao produtor do que o milho, segundo um estudo desenvolvido pela assessoria econômica do Sistema Farsul, que reúne a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Casa Rural.

O resultado da pesquisa foi apresentado pelo economista da entidade, Antônio da Luz, no II Encontro de Irrigantes por Aspersão do RS, realizado no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Cruz Alta, no último dia 2 de outubro.

Ele revelou que a irrigação da lavoura resultou em um aumento de R$ 1.084 no lucro por hectare da soja e de R$ 837 no de milho. Porém, o impacto no aumento da produtividade do cereal (66%) é maior do que na oleaginosa (50%).

“Sempre se imaginou que a irrigação era um investimento que valia a pena, mas não havia provas. Este ensaio feito em uma propriedade modal dá o norte ao produtor que tem interesse em irrigar, mas não sabe por onde começar”, explicou o palestrante.

 

Cenário

 

Estudos indicam que existem 150 mil hectares de cultivo de milho que utilizam sistema de irrigação no Rio Grande do Sul, de um total de 1,2 milhão de hectares da cultura. Para obter a mesma produção de milho, seriam necessários apenas 300 mil hectares irrigados.

 

Para o chefe da divisão técnica do Senar-RS, João Augusto Telles, o produtor que tiver 30% da sua propriedade irrigada, contará com o melhor seguro agrícola. “No Estado, a irrigação vem crescendo, mas não como esperávamos. Temos entraves legais, em relação aos recursos, e limitação no que diz respeito a disponibilidade elétrica”, destacou.

 

 

 

 

 

 

 



novidades  
26
SET
bb
categoria:     tags: amanco, personalidade da industria, mexichem, Hilton Saporski

 

 

O diretor Comercial da Mexichem Brasil, Hilton Saporski, conquistou o Prêmio Anamaco “Personalidade da Indústria 2014”, que foi entregue no dia 16 de setembro, em São Paulo, SP, em uma cerimônia de gala que reuniu mais de 1.800 convidados. O prêmio está em sua 23ª edição e é resultado da pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa da Universidade Anamaco junto aos clientes do segmento.

Para Hilton, este é o reconhecimento máximo de um profissional da indústria no mercado brasileiro, consequência de uma trajetória e não de um único momento. “É decorrência de um legado que procuro deixar para a Construção Civil, de fazer uma gestão cada vez mais profissionalizante do varejo.”

Segundo o presidente da companhia, Mauricio Harger, é um orgulho para a Mexichem ver seus líderes serem reconhecidos por competências consideradas estratégicas para seus gestores e a empresa. “Parabéns ao Hilton pelo empenho e pela dedicação em conseguir mostrar a orientação estratégia a clientes que tanto buscamos. Ele é um exemplo de liderança e foco para ser seguido pelos nossos colaboradores”, comenta o presidente.

De acordo com o diretor Comercial, a Mexichem Brasil trabalha com os mesmos princípios seguidos por ele ao longo da sua carreira: “É uma companhia focada no cliente, no desenvolvimento, na inovação e nas pessoas.”

Não por acaso, a empresa coleciona mais prêmios a cada ano, resultado de um trabalho de excelência em todos os aspectos, principalmente na inovação presente em todas as suas linhas de produtos. A Mexichem Brasil recebeu, por meio de sua marca comercial Amanco, um total de nove premiações, sendo seis troféus e três medalhas, neste evento da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção.

 

 

 

 

 



novidades  
25
SET
bb
categoria:     tags: amanco, tubos e conexões, comercial, patrocínio, miss brasil, amanco patrocina o miss brasil

Como patrocinadora, a Amanco, marca comercial da Mexichem Brasil, vai convidar 40 clientes, entre lojistas, balconistas e atacadistas, além de parceiros comerciais cearenses para assistirem ao concurso, que acontece no dia 27 de setembro, em Fortaleza (CE), com transmissão exclusiva pela TV Bandeirantes.

Depois de lançar na TV a campanha publicitária estrelada pela miss Brasil 2007, Natália Guimarães, a Amanco, marca comercial da Mexichem Brasil, grupo líder mundial em tubos e conexões, participa do Miss Brasil 2014 como patrocinadora oficial. O evento será realizado em Fortaleza (CE), dia 27 de setembro.

O presidente da Mexichem Brasil, Maurício Harger, será um dos jurados do concurso, que chega à sua 60ª edição. Ele vai ajudar a selecionar a candidata brasileira que melhor representa o País e a nossa cultura para concorrer ao título de Miss Universo. Como patrocinadora, a Amanco vai convidar 40 clientes, entre lojistas, balconistas e atacadistas, além de parceiros comerciais cearenses para assistirem ao Miss Brasil.

O logotipo da Amanco será aplicado no ônibus que vai transportar as 27 candidatas e em diversos materiais gráficos da competição. Além disso, o comercial da marca será exibido nos intervalos da exibição do concurso, que será transmitido com exclusividade pela TV Bandeirantes. Vinhetas do patrocínio também serão veiculadas durante a programação da emissora.

“Apoiar um evento que valoriza a beleza e inteligência da mulher é uma forma de a Amanco reconhecer a importância do público feminino para seus negócios que, cada vez mais, é responsável pelas decisões no mercado de construção civil”, completa Maurício Harger, presidente da Mexichem Brasil.

O comercial

Com o nome “Tchauzinho de Miss”, o segundo comercial da campanha publicitária 2014 da Amanco, intitulada “Vamos inovar desta vez?”, traz um roteiro divertido, baseado no conhecido gesto das misses.

O comercial de 30 segundos destaca cenas do cotidiano de Natália Guimarães, como um desfile, a participação em um leilão e o momento em que ela chama um táxi, sempre acenando com um “tchauzinho”.

Em uma visita a um estande de vendas imobiliárias, porém, Natália é apresentada aos produtos da Amanco e convencida a inovar. Então, em vez do famoso “tchauzinho”, ela manda um beijo ao corretor de imóveis, reforçando a ideia da campanha de estimular a inovação no momento da compra.
 

 

 

 

 

 

 

 



novidades  
22
SET
bb
categoria:     tags: amanco, mexichem, lu marini,

O piloto de aventuras, Lu Marini, percorreu 1.136 km para mapear as condições do maior rio do Estado de São Paulo. Batizada de Rastreando o Rio Tietê, a expedição vai render documentário, livro e até uma cartilha.

Depois de sobrevoar o Pantanal e a Transamazônica, o piloto Lu Marini, precursor do uso de paramotor no Brasil, protagonizou uma nova aventura: produzir um documentário e um livro sobre o Rio Tietê, com imagens aéreas inéditas, relatando as histórias e a vida de quem vive às margens do rio.

Desta vez, ele conta com o apoio da Amanco, marca comercial da Mexichem, grupo líder mundial em tubos e conexões. O projeto, batizado de “Rastreando o Rio Tietê”, irá fornecer um relatório científico do impacto ambiental do Rio Tietê nas condições em que se encontra atualmente.

“O esporte e a sustentabilidade são temas de grande relevância para a marca Amanco. Por isso, apoiar essa iniciativa, que alertará os riscos da atual situação do rio Tietê, é extremamente importante para a companhia”, afirma Patrícia Barreros, gerente de Marketing e Comunicação da Mexichem Brasil.

 

A aventura do piloto

 

O plano de voo de Lu Marini teve início na nascente do Rio Tietê, em Salesópolis, São Paulo, de onde ele decolou no dia 20 de agosto. Desde então, ele percorreu 1.136 km, sobrevoando 62 municípios localizados ao longo das margens do maior rio do Estado de São Paulo.

Do alto, o piloto pode ser o resultado a pior seca dos últimos 80 anos em São Paulo. Em alguns trechos, o nível do Tietê baixou 8 metros, impedindo até mesmo a navegação de barcos de pequeno porte. Porém, uma das cenas mais dramáticas ele encontrou a caminho da cidade de Salto: um rio completamente branco de espuma densa.

 

Em sua página no Facebook, ele comentou: “Meu voo até Salto foi marcado por esta imagem. Poderia ser um cenário incrível, que um dia vou ver, voando na Antártida. Mas, infelizmente, é o resultado da poluição do Rio Tietê. Voei baixo, correndo riscos, para ter certeza do que estava vendo. É real.”

 

A expedição terminou no dia 4 de setembro nas proximidades da barragem de Jupiá, no Rio Paraná, onde o Tietê deságua. Durante todo o percurso, o experiente Lu Marini, que já formou 250 pilotos, contou com uma equipe de oito profissionais e dois carros de apoio. No ar, um cinegrafista, que também viajou de paramotor, registrou toda a aventura.

 

 

CRÉDITO PARA AS FOTOS:

Fotos: arquivo pessoal/Leandro Saadi

 

 

 

 

 

 

 

 



novidades  
26
AGO
bb
categoria:     tags: campanha amanco, Natália Guimaraes, vamos inovar, vamos inovar desta vez, publicidade, amanco, tubos e conexões

O segundo comercial da campanha 2014 da Amanco, marca comercial da Mexichem Brasil, vai ao ar a partir desta segunda-feira, 25 de agosto, nas TVs Globo e Band. Produzido pela Artplan, o filme tem como protagonista a bela Natália Guimarães.

Estreia no dia 25 de agosto, na TV Globo - no intervalo do Jornal Nacional -, e também na Band o novo comercial da Amanco, marca comercial da Mexichem Brasil, grupo líder mundial em tubos e conexões. Com a mesma pegada criativa e bem-humorada das campanhas anteriores, o filme é o segundo da temporada 2014, intitulada “Vamos inovar desta vez?”, cujo slogan é “Amanco, a marca da inovação”.

Desta vez, o vídeo é estrelado pela Miss Brasil 2007, Natália Guimarães que, no mesmo ano, ficou em segundo lugar no concurso Miss Universo, posição que não era conquistada por uma beldade brasileira desde 1972.

 

Todo mundo pode inovar

Desenvolvido pela Artplan, o filme chamado “Tchauzinho de Miss” traz um roteiro divertido, baseado no famoso gesto que é motivo de brincadeiras entre os brasileiros.

O comercial, de 30 segundos destaca cenas do cotidiano da miss, como um desfile, a participação em um leilão e o momento em que ela chama um táxi, sempre acenando com o conhecido “tchauzinho”. Em uma visita a um estande de vendas imobiliárias, Natália é apresentada aos produtos da Amanco e convencida a inovar. Então, de forma divertida, ela envia um beijo ao corretor de imóveis, em vez de dar o seu tradicional “tchauzinho”, reforçando o objetivo da campanha de incentivar a inovação no momento da compra.


 

A campanha

“Os comerciais da campanha 2013 e 2014 reforçam a importância dos recomendadores da marca. Já as celebridades trazem humor para as peças publicitárias da marca e mantêm a ligação conquistada com o público”, explica Patrícia Barreros, gerente de Marketing e Comunicação da Mexichem Brasil.

“Dando continuidade à campanha ‘vamos inovar desta vez?’ veicularemos um novo filme que também brinca com a repetição e reforçamos que é possível mudar antigos hábitos e sair da inércia na hora de comprar”, afirma Sheila Farah, diretora de Atendimento da Artplan.

Em ano de realização do Mundial de Futebol no Brasil, o primeiro comercial de 2014 da Amanco foi estrelado pelo narrador esportivo Silvio Luiz, um dos maiores ícones das transmissões de futebol do país. No segundo semestre, os dois vídeos serão reapresentados. Toda a campanha inclui materiais de ponto de venda, anúncios em jornais e revistas e spots de rádio.

 

Concurso

Alinhada com a temática do novo comercial, a Amanco será uma das patrocinadoras da edição 2014 do tradicional concurso Miss Brasil, que será realizado em setembro. A candidata vencedora deve visitar uma das fábricas da empresa.

 

 

 

 

 




cl17
mostrando 1 a 10 de 119
proxima
 
Categorias



2014
2013
2012
2011
 
s DESTAQUES

sp sp sp sp sp

. . .
youtube   twitter